O segundo dia da Semana Jovem das Literacias, dedicado à literacia financeira e digital, iniciou-se com as intervenções de Maria do Céu Cortez, da Universidade do Minho, e de Hugo Noronha, do Instituto Europeu de Estudos Superiores de Fafe, que abordaram os riscos associados aos investimentos. As apresentações, cujo mote era “Vantagens e riscos dos investimentos online”, incidiram também sobre questões como o phishing e a partilha de dados pessoais na internet, alertando para a importância da segurança digital.
Durante a tarde, Marco Bento, da Escola Superior de Educação de Coimbra, refletiu sobre a Inteligência Artificial e o papel cada vez mais relevante que esta assume no quotidiano.
Houve ainda espaço para a apresentação de uma performance pelos alunos da Escola Secundária, no âmbito das Residências Artísticas do PovoArte Educa, intitulada “Na pele do outro”. A iniciativa abordou temas como o bullying, a ingratidão e as relações familiares, retratando diversas experiências vividas pelos/as jovens alunos/as.
Organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Assembleia Municipal e escolas do concelho, a Semana Jovem das Literacias resulta de um processo de escuta e participação desenvolvido no âmbito das Assembleias Municipais Jovens, por proposta dos próprios jovens e redundou em sucesso.


















