Mercado de Oportunidades
Home / MUNICÍPIO / Turismo tem potencial de crescimento

Turismo tem potencial de crescimento

A presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Lanhoso, Andreia Afonso, aponta o turismo como um sector “com potencial de crescimento enorme” no concelho, nos próximos anos. Presente ontem na abertura do ‘Mercado de Oportunidades’, a empresária assumiu que a actividade turística deverá crescer no concelho, não só o turismo natureza, mas também a oferta de perfil rural e cultural.
Também na sessão de abertura da ‘Mostra das Oportunidades’, o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, afirmou que o sector do turismo assinalou, no ano de 2025, um marco histórico no concelho da Póvoa de Lanhoso, com um registo de mais de 28 mil dormidas, “quase duplicando os valores de 2019 e crescendo mais de 40 % face ao ano anterior”.
No entanto, este dirigente empresarial sublinhou que “ainda existe margem para progresso”, já que as unidades hoteleiras do concelho da Póvoa de Lanhoso apresentam “níveis de dormidas e de receita por quarto inferiores aos de outros concelhos da região, evidenciando a necessidade de qualificar a oferta turística e criar produtos de de maior valor acrescentado para os visitantes”.
Outro desafio apresentado pelo líder da AEB é a reversão da quebra desde o ano de 2023 das exportações de empresas do concelho, algo que a presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Lanhoso explica com o aumento do consumo interno e o reforço das parcerias entre empresários do concelho e da região envolvente.

Mercado de Oportunidades

Políticas públicas, inovação e economia

A IV edição do ‘Mercado de Oportunidades’ prosseguiu ontem de manhã com uma ‘Conversa aberta’ sobre ‘Políticas públicas, inovação e economia: o papel dos territórios de baixa densidade numa economia global’.
O debate contou com as participações de Gilberto Anjos, vereador do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso; Hélder Puga, vice-presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho; Juan Carlos, da empresa Tainer Plus; Marta Coutada, da Comunidade Intermunicipal do Ave; e Rui Marques, da Associação Empresarial de Braga. Os empresários José Baptista e João Pedro participaram com Jorge Oliveira, do IPAMEI, na sessão ‘Território que empreende. Ideias, pessoas e histórias’.
O projecto ‘Jump Box’, do Instituto Empresarial do Tâmega, orientou um workshop prático sobre ‘Como transformar ideias em projectos com impacto social’.

Mercado de Oportunidades