Frederico Castro
Home / MUNICÍPIO / “Ano marcante” em investimento público na Póvoa de Lanhoso

“Ano marcante” em investimento público na Póvoa de Lanhoso

Este novo ano vai ser “muito marcante” para o concelho da Póvoa de Lanhoso em termos de investimento público. O objectivo de Frederico Castro é, durante 2026, “lançar o máximo de obras possível e adiantar o máximo de trabalho possível” para concretizar todos os objectivos definidos no âmbito da candidatura vencedora que liderou à Câmara Municipal.
“Há um compromisso eleitoral para cumprir, e eu estou muito focado em conseguir concretizá-lo e cumpri-lo o mais cedo possível”, vincou o edil, em declarações ao Maria da Fonte.
Frederico Castro assume que 2026 será um ano com várias particularidades, desde logo porque assume o objectivo de lançar a concurso todos os projectos que tenham financiamento do Portugal 2030 para executar no concelho.
“Sendo o primeiro ano de mandato, 2026 vai ficar marcado sobretudo pelo lançamento de série de concursos que já estão aprovados em sede de Portugal 2030, como por exemplo, o Projecto Centralidades, a requalificação do pavilhão da Escola Dr. Gonçalo Sampaio e uma série de outros concursos que nós esperamos ainda lançar durante este ano, como é a requalificação do Cine-Forum dos Bombeiros Voluntários, o alargamento do Parque do Pontido e o Posto Interpretativo do Território, que vai surgir junto à EN 103 (na zona da Rotunda das Bolas de Ouro)”, especifica o autarca.

“Nós não queremos ser melhores do que ninguém, mas queremos ser melhores do que éramos no passado. Queremos, enquanto território, ser um concelho cada vez mais atractivo, cada vez mais capacitado, com cada vez melhores infra-estruturas, cada vez mais apetecível para as famílias, para as empresas e onde se viva cada vez melhor. E uma das componentes que ajuda também a reforçar a imagem da Póvoa de Lanhoso é a elevação da cidade.”

Frederico Castro
Presidente da Câmara Municipal


A par dos projectos contemplados com apoio do Portugal 2030, há ainda uma série de infra-estruturas que Frederico Castro quer ver lançadas este ano para que fiquem concluídas na primeira fase do mandato.
“Depois temos também um processo muito importante, que é o processo da Estratégia Local de Habitação, que está já em concurso na freguesia de Fontarcada, no lugar do Bobeiro, com 38 habitações. Nós esperamos que seja concluído também durante este ano, até porque tem financiamento do PRR e, portanto, prazos para cumprir”, disse.
A Loja do Cidadãos será outro investimento importante a marcar este concelho em 2026.
“Já lançámos no final do ano passado, e termina na próxima semana, o procedimento da Loja do Cidadão, que também tem financiamento do PRR, e que terá de estar concluído este ano”, referiu Frederico Castro, notando que a Loja do Cidadãos vai ser “muito, muito importante, porque vai permitir assegurar a prestação de serviços públicos numa lógica diferente, em termos de conforto e de qualidade de serviços e de centralização também dos vários serviços. Isso também vai ser um marco importante durante o ano de 2026”.
Perspectiva-se, pois, um ano muito marcante em termos de investimento público, e todos esses projectos contribuem para o objectivo que Frederico Castro definiu já há cerca de um ano e que foi amplamente debatido durante a campanha eleitoral, que é a elevação da Póvoa de Lanhoso a cidade.
“A Póvoa de Lanhoso já preenche todos os requisitos para ser cidade há muito tempo”, salienta o edil, lembrando que “precisava apenas de cumprir 50% dos requisitos que a lei prevê para ser cidade, mas a Póvoa de Lanhoso já preenche hoje 100% dos requisitos”.
“Portanto, acho que é tempo, e mais do que tempo, da Póvoa de Lanhoso ser elevada a cidade, e este investimento que vai acontecer durante este ano e durante este mandato, no fundo aquilo que faz é consolidar ainda mais esse objectivo. Com estas infra-estruturas, por maioria de razão, a Póvoa de Lanhoso tem mesmo de ser elevada à cidade”, destaca Frederico Castro.